Destaques

sábado, 31 de agosto de 2024

Irmão de Flávio Dino critica Brandão e diz que Camarão será o próximo Governador do Maranhão



 O irmão do ministro do STF Flávio Dino, advogado Sálvio Dino Junior criticou o governador Carlos Brandão em uma postagem no perfil da Federação das Academias de Letras do Maranhão(FALMA).


O comentário de Sálvio Dino foi em um vídeo do vice-governador Felipe Camarão postado na página da FALMA.


 “Lamentavelmente, o Gov. Carlos Brandão @carlosbrandaoma não tem qualquer sensibilidade (nem afinidade) com as letras e com a cultura. Todavia, temos certeza dos compromissos do próximo governador do Maranhão, @felipecostacamarao”, disse o irmão de Flávio Dino.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

'Covardia e falta de humanidade' classifica Felipe Camarão o caso de agressão a uma criança de 10 anos em Imperatriz



Um caso de agressão a uma criança de apenas 10 anos vem tomando uma grande repercussão, no entanto, após o acontecido o agressor continua morando no mesmo condomínio que a criança.


O "homem" que cometeu o ato covarde aparece em imagens puxando a criança pelo cabelo e dando um tapa na cara.


O vice Governador do Maranhão, Felipe Camarão, foi as redes sociais repudiar o acontecido e fala sobre punição.


 "Meu total repúdio à violência cometida contra uma criança, na cidade de Imperatriz, nos últimos dias. Não podemos jamais aceitar que atos como esse fiquem impune." Disse Felipe Camarão em suas redes sociais.


"Deixo minha solidariedade à criança e seus familiares, e confio plenamente no trabalho da polícia, que já está investigando o caso, e na justiça, para que ele pague por seu crime," finalizou o vice Governador do Maranhão.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Deputado Carlos Lula destaca legado educacional do Vice-Governador Felipe Camarão para o estado

 

Na sessão plenária desta terça-feira (27), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou o legado deixado pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), que deixou o comando da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após mais de oito anos.


Em seu discurso, Lula relembrou os desafios enfrentados pela educação no estado, comparando o cenário atual com o início dos anos 2000, quando o Maranhão tinha um número reduzido de escolas de ensino médio.


"Transformar a educação em uma política de Estado, e não apenas de governo, foi um movimento revolucionário no Maranhão. Essa mudança começou nos anos 2000, durante a gestão do então governador Zé Reinaldo Tavares, que deu início à implantação do ensino médio em todos os municípios. Naquela época, cerca de 70 cidades ofereciam esse nível de ensino, forçando muitos jovens a se afastarem de suas famílias para continuar os estudos", destacou o deputado.


Lula também ressaltou o papel de Felipe Camarão na condução de importantes iniciativas educacionais, mencionando seu compromisso com a melhoria contínua da educação e sua atuação direta no planejamento e execução das ações da Secretaria.


"Um exemplo notável é o Programa Escola Digna, lançado em 2015 pelo ex-governador Flávio Dino, com o objetivo de substituir as precárias escolas de taipa por edificações de alvenaria. A partir de 2016, o programa foi ampliado, tornando-se a principal política educacional do estado, abrangendo desde a infraestrutura escolar até a gestão educacional, o regime de colaboração entre municípios e a implantação do ensino em tempo integral", enfatizou o parlamentar.


De acordo com Carlos Lula, durante a gestão de Camarão na Secretaria de Educação, foram concluídas cerca de 1.500 obras educacionais, incluindo a construção de 350 novos prédios escolares, substituindo estruturas inadequadas. O programa também promoveu a reforma de Faróis do Saber, a construção de quadras poliesportivas, bibliotecas e outras melhorias. "Entre 2023 e 2024, já foram realizadas mais de 140 intervenções, incluindo revitalizações, reformas e novas construções", detalhou Lula.


Um dos maiores marcos da gestão de Felipe Camarão, segundo Lula, foi a melhoria significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que passou de 2,8 em 2013 para 3,7 em 2023. Além disso, a expansão do ensino em tempo integral nas escolas públicas estaduais foi outro ponto de destaque.


"Considero a implementação do ensino em tempo integral uma das conquistas mais relevantes dessa gestão. Antes, a rede pública estadual não contava com nenhuma escola nesse formato. Hoje, são 185 escolas oferecendo ensino integral, incluindo 137 Centros Educa Mais, 44 IEMAs, dois IEMAs Bilíngues e duas creches com funcionamento em tempo integral, beneficiando mais de 46 mil estudantes", afirmou o deputado.


Lula ainda destacou outros programas significativos implantados sob a gestão de Camarão, como o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), o Pacto de Aprendizagem, o Programa Maranhão Alfabetizado, a Formação Continuada para Professores, o "Terceirão Não Tira Férias", a Plataforma Gonçalves Dias e a reativação do Conselho de Educação Escolar Indígena no Maranhão.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Fabio Holanda pretende demitir todos os contratados caso seja eleito em João Lisboa. Entenda!



Um candidato a prefeito de João Lisboa esteve respondendo as caixinhas de perguntas no Instagram sobre diversos assuntos, um deles é sobre os funcionários contratados do município.


Segundo Fabio Holanda o município não precisa de funcionários contratados, pois eles apenas servem para o aumento da folha salarial, ou seja, mais pessoas trabalhando é perca de tempo na visão do ilustre candidato.


 Em um vídeo postado em suas redes sociais o candidato deixa claro que se for eleito vai dá uma "enxugada na folha", com isso deixa a entender que irá demitir os funcionários contratados e deixar apenas os concursados.



Então você que está pensando em conseguir um emprego na prefeitura em 2025, não conte com isso caso Fabio Holanda seja eleito.

sábado, 24 de agosto de 2024

FRAUDE | Fábio Holanda contrata empresa para fazer pesquisa e população suspeita de manipulação em João Lisboa.

 

Na cidade de João Lisboa a população anda mais desconfiada do que Noé quando colocou o casal de cupim na arca, com o candidato Fabio Holanda.


Na última semana saiu uma pesquisa onde aponta o atual prefeito, Vilson Soares, na frente de Fábio Holanda e isso não deixou o candidato da oposição nada feliz.


Acontece que, insatisfeito, Fabio contratou uma empresa pra fazer uma nova pesquisa e a população suspeita que será feito uma manipulação no resultado.


O motivo da desconfiança se dá por conta de uma pesquisadora ser flagrada entrando no carro de um aliado do candidato que, inclusive está adesivado com o número como mostra a foto acima.


Segundo a população o carro estaria levando uma pessoa que colhe as informações apenas na casa de eleitores do candidato da oposição, portanto, o resultado da pesquisa seria positivo para Fabio.


Quem conhece o histórico político sabe que Fabio Holanda é filho dos ex prefeito, Francisco Holanda, conhecido por um série de escândalos envolvendo a verba pública do município, inclusive foi condenado a 42 anos de prisão por improbidade administrativa. Veja clicando aqui


E como diz o ditado: "Filho de peixinho, peixinho é".



sexta-feira, 23 de agosto de 2024

URGENTE | Candidato a prefeito de Belágua que é aliado de Léo Costa e Fábio Macedo foi preso em Urbano Santos

 

Na manhã dessa sexta-feira (23), o candidato a prefeito por Belágua, Frank Night, foi preso na cidade de Urbano Santos por falta de pagamento de pensão alimentícia.



O supracitado que é aliado do ex-prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, também é aliado do Deputado Fábio Macedo, que também já teve problemas com a polícia após agredir um músico e um policial militar no Piauí.


O outro aliado, Léo Costa, o Maranhão todo já conhece de vários escândalos enquanto era prefeito de Barreirinhas, inclusive uma das ações mais conhecidas foi o desvio de merenda escolar.


A pergunta que fica é; se Frank não tem compromisso com os próprios filhos como seria se, por ventura, chegasse a assumir o executivo do município?



A equipe do Portal do Maranhão está buscando mais informações, aguardem!

Barreirinhas: Vinícius Vale lidera pesquisas e adversários inventam mais fake news



A política antiga de usar mentiras contra adversários parece não ter medidas em Barreirinhas. Agora, o jogo sujo contra a candidatura de Vinícius Vale (MDB) a prefeito da cidade vem da coligação do candidato Léo Costa. A oposição tenta a impugnação da candidatura em ação que utiliza fake news como argumentos.



Os adversários alegam, de forma equivocada, que Vinícius Vale continua sendo servidor da Assembleia Legislativa e que a mãe dele, deputada Iracema Vale (PSB), presidente do Parlamento Estadual, teria assumido o governo do Maranhão em julho, durante uma viagem do governador Carlos Brandão (PSB).



Os argumentos utilizados pelos opositores não procedem. Mas, pelo jeito, a turma já sabe que não ganha no voto e, por isso, inventa mentiras.



A verdade, de conhecimento público, é que Vinícius Vale nunca foi servidor da Assembleia na atual gestão da casa e, assim, não ocupa ou ocupou cargo que fosse preciso se afastar. O dado consta em publicação no Diário Oficial. Além disso, o quanto a alegação de que a Deputada Iracema teria assumido o governo basta verificar que o governo do Estado não ficou vago no mês de julho. 



E a situação pode se complicar para quem propôs a ação de impugnação do registro de Vinícius Vale, pois inventar mentiras com esse fim eleitoral é crime. As providências legais já estão sendo tomadas visando punir os responsáveis com base na legislação vigente, a exemplo do art. 25 da Lei Eleitoral Complementar 64/1990, que diz: “Constitui crime eleitoral a arguição de inelegibilidade, ou a impugnação de registro de candidato feito por interferência do poder econômico, desvio ou abuso do poder de autoridade, deduzida de forma temerária ou de manifesta má-fé.”

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Incêndio criminoso pode ter sido causado pela oposição para prejudicar evento do prefeito Vilson em João Lisboa

 

A cidade de João Lisboa amanheceu com bastante fumaça devido a um incêndio criminoso que ocorreu no lixão do município.


Segundo informações obtidas pelo Portal do Maranhão o incêndio pode ter sido causado pela oposição do atual prefeito, Vilson Soares, afim de prejudicar um evento marcado para hoje nas proximidades do local onde o fogo se espalhou.


O ato criminoso trouxe bastante transtornos para a população tanto por conta do fogo quanto pela fumaça que se espalhou por boa parte do município.


As perguntas que ficam é; o desespero tomou conta da oposição? Ou eles sentem prazer em praticar atos criminosos?


Vale ressaltar que tempos atrás um prefeito gostava muito de atos ilegais, inclusive condenado por diverso crimes pela justiça, mas isso é assunto para outra matéria aqui no portal, aguardem!


Veja o vídeo abaixo:



domingo, 18 de agosto de 2024

Com mais de 130 obras pelo Maranhão Secretário Maurício Martins visita a região Tocantina para vistoriar algumas delegacias que passam por reformas.

 


O secretário de segurança pública do Maranhão, Maurício Martins, esteve no último final de semana na região Tocantina vistoriando de perto algumas obras e melhorias nas estruturas das delegacias da região.


Vale ressaltar que são mais de 130 obras e investimentos espalhados por todo o Maranhão entre delegacias, quartéis da PM, bombeiros e Perícia.


Ao longo de pouco mais de 1 ano e 3 meses a frente da SSP, Maurício já entregou mais de 500 viaturas, além de armamentos e qualificação profissional, um investimento histórico em tão pouco tempo na segurança do nosso estado.


O jornalista e titular do Portal do Maranhão, Ismael Leon, conversou com o secretário que falou mais sobre os investimentos na segurança do Maranhão, confira no video abaixo:




Prefeito Herlon Costa segue com a série de inaugurações e desse vez entregará mais uma escola na zona rural de Belágua

 

O prefeito de Belágua mostrou ao longo dos seus 2 mandatos que realmente quer uma cidade cada vez mais desenvolvida.


O resultado disso foi Belágua deixando os piores indicadores sociais e passando a frente de muitas outras cidades maiores do estado, inclusive na educação.


O reconhecimento da população foi essencial para a reeleição de Herlon Costa em 2020, onde o mesmo foi reeleito com mais de 61% dos votos.


O resultado disso foram muitos investimentos e melhorias para o município, inclusive nesse próximo dia 20 o prefeito irá entregar mais uma escola para a população Belaguense, confira o convite abaixo:



Ministério Público impugna a candidatura do prefeito Diringa de Tutóia

 


O Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou a candidatura do prefeito, Raimundo Nonato Abraão Baquil, conhecido como Diringa. Agora Diringa que tenta concorrer a reeleição vai enfrentar sérias complicações jurídicas para conseguir validar seu registro.


Na ação de impugnação o MPE apresentou contra a candidatura de Diringa, irregularidades insanáveis durante sua gestão anterior de prefeito que o tornou inelegível conforme a Lei Complementar nº 64/1990, atualizada pela Lei da Ficha Limpa.


O ponto principal da impugnação é referente a rejeição das contas do candidato no período de 2014 a 2016, quando ele exerceu o cargo de prefeito de Tutóia.


De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), as contas foram reprovadas devido à omissão na prestação de contas de recursos federais destinados ao projeto “Projovem-Campo”. A decisão, que já transitou em julgado, resultou na condenação de Diringa, incluindo a aplicação de multa e imputação de débito, consolidando a natureza dolosa das irregularidades.


O MPE argumenta que a inelegibilidade está plenamente configurada, uma vez que, além da rejeição das contas, a decisão foi proferida por órgão competente e é definitiva na esfera administrativa. A defesa de Diringa tenta recorrer, mas, conforme a legislação vigente, o recurso de revisão no TCU não possui efeito suspensivo, o que não afasta a condenação já transitada.





sábado, 17 de agosto de 2024

Prefeito Diringa é destaque nacional por querer gastar 2 milhões com caixões em Tutóia



Um dos sites de notícias mais conhecidos do Brasil destacou na íntegra o caso do prefeito Diringa que queria gastar 2 milhões de reais em caixões.

O prefeito de Tutóia (MA), Raimundo Nonato Abraão Baquil, conhecido como Diringa Baquil, decidiu se manifestar sobre a licitação no valor de R$ 2,1 milhões para compra de 690 caixões, velas funerárias, mortalhas e traslados de moradores falecidos, aberta desde 2022. 


Com a coluna Paulo Cappelli informou, a licitação foi tocada pelas secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, por meio de uma ata de registro de preços. Em comunicado divulgado pela Prefeitura de Tutóia, Diringa Baquil alega ter gasto R$ 117 mil nos contratos firmados por meio da licitação, o que representa 5,5% do total da despesa prevista. 


O prefeito alegou ainda que a contratação “não representa uma compra imediata e concreta, mas sim um instrumento que estabelece valores de referência”. Leia a íntegra o comunicado no final da reportagem. 


Na licitação, a Prefeitura prevê a compra de 100 caixões com 2,10m de comprimento, 150 com 1,90m, 150 com 1,70m, 150 com 1,60m, 100 com 1m e 40 com 0,60m de comprimento. As urnas funerárias foram orçadas em R$ 661,4 mil. 


A contratação inclui ainda 190 serviços de conservação de cadáveres por 48 horas no valor de R$ 62,3 mil e 60 mil quilômetros em traslado de corpos. O custo previsto para o traslado de moradores falecidos foi de R$ 330 mil. 


A coluna também teve acesso a quatro contratos firmados pela Prefeitura de Tutóia com a empresa WB Comércio e Serviços, vencedora da licitação. O primeiro foi firmado em 8 de agosto de 2022, com validade até 31 de dezembro daquele ano, no valor de R$ 357,9 mil. 


O segundo foi assinado em 9 de setembro de 2022, no valor de R$ 261,5 mil, também com validade até 31 de dezembro. Antes da publicação da reportagem, a coluna tentou contato com a prefeitura de Tutóia por meio dos endereços eletrônicos do gabinete do prefeito, do setor de transparência do órgão e das secretarias de Saúde e Assistência Social, mas não obteve resposta.

Morre Silvio Santos aos 93 anos; apresentador estava internado há 17 dias



 Na manhã deste sábado (17), o Brasil se despediu de um dos maiores ícones da televisão nacional, Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. O apresentador, empresário e comunicador faleceu aos 93 anos, deixando um legado incomparável na história da comunicação brasileira.


A notícia foi confirmada através das redes sociais oficiais do SBT, emissora fundada por Silvio Santos em 1981, que se tornou referência em entretenimento e programação popular no país. A nota, emocionada, destacou o impacto duradouro de Silvio na vida de milhões de brasileiros: “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.”


Com mais de 65 anos de carreira, Silvio Santos foi um verdadeiro símbolo da cultura brasileira. Sua habilidade de se conectar com as mais diversas audiências e sua inconfundível presença no ar conquistaram gerações, desde os anos 1960 até os dias de hoje.


Nascido em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Senor Abravanel começou sua trajetória no rádio, ainda jovem, e aos poucos foi construindo um império de mídia e comunicação. Além de sua carreira como apresentador, ele se destacou como empresário visionário, criando um dos maiores conglomerados de mídia do país.


A declaração da família, compartilhada pelo SBT, reflete o sentimento de gratidão pela vida e obra de Silvio Santos: “A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.”


A voz e o sorriso inconfundíveis de Silvio Santos, que tanto marcaram a história da televisão brasileira, agora são lembrados com profunda saudade e eterna gratidão. Seu legado permanece vivo não apenas nas telas, mas nos corações de todos que foram tocados por sua alegria e carisma ao longo das décadas.


O Brasil inteiro se une em luto pela perda de um homem que, com seu talento único, transformou o entretenimento nacional e deixou uma marca indelével na memória coletiva do país. Silvio Santos, o eterno “homem do Baú”, descanse em paz.

Presidente da Assembleia denuncia fake news sobre show envolvendo seu nome

 


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale, denunciou nesta sexta-feira (16) uma fake news envolvendo seu nome com a produção de um suposto show em Urbano Santos, no interior do Maranhão.


Por meio de nota, a parlamentar disse que não tem qualquer envolvimento com produção de show e que um áudio, que circulou na manhã de hoje, é completamente falso.


A presidente da Alema afirma, ainda, solicitará às autoridades competentes que investiguem e responsabilizem os autores da fake news.


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em respeito ao povo do Maranhão, informo que não tenho qualquer envolvimento com produção de show e que um áudio, que circulou na manhã de hoje, é completamente falso. O show é falso! O assessor é falso! A compra de ingressos é falsa! Foi tudo criminosamente inventado!


Mais uma vez, estou sendo vítima das centenas de mentiras criadas pelos nossos adversários, que não possuem trabalho pela população para divulgar e preferem inventar mentiras e macular a imagem das pessoas como forma de fazer a política covarde, se aproveitando do anonimato da internet.


Diante do ocorrido, ressalto que os que cometeram o crime de disseminação da mensagem falsa com meu nome serão devidamente investigados e responsabilizados.


Conto com as orações dos que nos acompanham e sabem do trabalho que realizamos, continuarei depositando minha fé em Deus e no povo que reconhece o meu trabalho, a lisura de toda a minha vida pública e dedicação à população.


IRACEMA VALE

Deputada Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Duarte Junior destaca atuação de Felipe Camarão que garantiu a maior nota do IDEB da história do Maranhão

 Confira o vídeo abaixo:



Candidato a vice-prefeito do Maranhão é cobrado por “programa” nas redes sociais

 

Um candidato a vice-prefeito do Município de Governador Nunes Freire, Dr Kaian Fonseca (PSDB), passou por uma saia-justa. Isso porque foi cobrado, nas redes sociais, por um suposto programa sexual.


Nos stories do perfil de Vanessa Sônia de Volta, a jovem colocou a foto do candidato e perguntou se alguém conhecia ele. “Marcou com uma amiga o programa e sumiu”, publicou. A suposta vítima respondeu a publicação dizendo que estava esperando receber a parte dela.


Dr Kaian é vice na chapa do candidato a prefeito Fernando PL, da coligação Unidos pela Mudança. Na bio do Instagram, Dr Kaian diz ser casado e um homem de fé.


O candidato não se posicionou sobre o caso, que repercutiu na cidade, mas repostou um esclarecimento. “Quem conhece o Dr Kaian sabe do seu caráter íntegro e da sua dedicação. Não há espaço para acreditar em boatos infundados”, postou.






quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Em meio a tiros, panadas de facão, raparigagem, desvios e compra de votos, o casal Vanderly e Ivanildo seguem firme em Anapurus.



 Em Anapurus parece que a justiça fechou os olhos para a "criminalidade política" instaurada no município. Por lá a turma do poder pinta e borda com dinheiro público e nada é feito.


A atual prefeita aparece em vídeo dizendo que Deus vai castigar quem não votar no candidato apoiado por ela, enquanto seu marido aparece em outro vídeo com duas bolsas dizendo que a "mala preta" quem tem é ele.


Vale ressaltar que; Ivanildo Monteles, já se envolveu em várias polêmicas como bater na própria filha com um facão e atirar em uma biz também da sua filha, após a mesma descobrir um caso extraconjugal que culminou na última separação do casal mais polêmico do baixo Parnaíba.


Em meio a tiros, panadas de facão, raparigagem, desvios e compra de votos o casal segue firme e a justiça nada faz.


Abaixo você pode acompanhar um dos escândalos do casal.



Deputado Júnior Lourenço agride a esposa durante passeio em Pernambuco



 A Polícia Civil investiga uma queixa registrada pela esposa do deputado federal Junior Lourenço (PL-MA). Carolina Trovão Bonfim declarou ter sido arrastada pelos cabelos duas vezes no corredor do hotel onde o casal estava hospedado, na praia de Muro Alto, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco.


O caso aconteceu no último dia 8 de agosto. Nesta terça-feira (13), o blog teve acesso ao boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Porto de Galinhas. No documento, o crime descrito pela esposa do deputado federal foi classificado como vias de fato por violência doméstica/familiar.


Conforme a queixa, a vítima afirmou que, por volta das 18h, teve uma discussão com o marido motivada por ciúmes.


Minutos depois, segundo o relato, a mulher afirmou ter dito ao deputado federal que iria descer para jantar nas dependências do hotel. A vítima disse que já estava no corredor quando foi puxada pelos cabelos e arrastada pelo chão de volta ao quarto.


Ela contou à polícia que houve uma nova discussão e que, ao sair novamente no quarto, foi agredida e arrastada pela segunda vez.


Por fim, a mulher relatou na queixa que, na terceira tentativa, conseguiu descer até a recepção, onde informou sobre a agressão sofrida. De lá, ela seguiu de táxi para a Delegacia de Porto de Galinhas.


No boletim de ocorrência, consta que foi oferecida à vítima a possibilidade de solicitar medidas protetivas de urgência, porém ela informou que iria procurar auxílio na cidade onde mora, em São Luís, no Maranhão.


Em nota, a Polícia Civil afirmou que confirmou que o inquérito foi instaurado e que “diligências estão sendo realizadas”.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Após Brandão não cumprir acordo em Colinas, esposa de Márcio Jerry deixa a SECID

 


Joslene Rodrigues, esposa do deputado federal Márcio Jerry, deixou a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano. Em seu lugar assume o jornalista Robson Paz.


“Demos as boas-vindas a Robson Paz, indicado pelo PCdoB para assumir a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano. Agradecemos a Joslene pela grande contribuição à frente da Secid em nosso Governo. Seguimos trabalhando com unidade e parceria pelo bem do Maranhão!”, disse Brandão.


Em Colinas, a família Brandão e a Barroso de Jerry estão de lados opostos na disputada da prefeitura.

Mais de 920 presos são autorizados a deixar presídios do Maranhão durante a saída temporária do Dia dos Pais

 


A Justiça do Maranhão autorizou a saída temporária de 924 presos do Sistema Penitenciário do Estado, que estão em regime semiaberto, para visitar seus familiares durante a semana que antecede o Dia dos Pais. Os presos foram autorizados a sair a partir das 9h, desta quarta-feira (7).


Os beneficiados com a saída devem retornar aos presídios até às 18h, do dia 13 de agosto. Caso não retornem no prazo, os presos serão considerados foragidos pela Justiça. Os estabelecimentos prisionais devem comunicar à justiça o retorno dos internos ou alterações até às 12h, de 19 de agosto.


A decisão é do juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima. O ofício que comunica a decisão já foi encaminhado para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).


Saída temporária

A saída temporária está prevista pelos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal. Com isso, os beneficiados tem direito à visita aos seus familiares. Entretanto, durante este período, eles devem cumprir algumas restrições como recolhimento à residência visitada durante à noite, não frequentar bares, festas ou similares, além de outras determinações.


De acordo com o artigo 123, a autorização é concedida por ato feito pelo juiz da execução, sendo ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. 


Os beneficiários devem ter comportamento adequado, ter cumprido, no mínimo, 1/6 da pena, se for condenado primário e, 1/4, se for reincidente.

TCE anula decisão de vereadores de São Benedito do Rio Preto deixando caminho livre para Maurício Fernandes vencer as eleições de outubro.



Em decisão tomada na sessão desta quarta-feira, 07 de Agosto, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), em sessão plenária, votou favoravelmente ao pedido de desconstituição do Parecer Prévio referente as prestações de contas do ano de 2015, da gestão do então prefeito Maurício Fernandes, hoje candidato a prefeito do município de São Benedito do Rio Preto. 


O pedido solicitou a corte do Tribunal um novo julgamento, e ao aceitá-lo, o TCE anula votação realizada na Câmara de Vereadores do município, que havia reprovado a prestação de contas.


Diante disso, Maurício Fernandes, que lidera em disparado as pesquisas de intenções de voto, e que realizou recentemente a maior convenção já vista no município, segue firme e livre para disputar e vencer as eleições, no próximo dia 06 de outubro.



Fonte: Antenor Ferreira

Polícia quer saber de quais empresas vieram R$ 1,1 milhão em propina encontrada no porta-malas do Renault Clio em São Luís.

 


O Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência de Investigações Criminais (DCCO/SEIC) da Polícia Civil do Estado do Maranhão está no rastro do dinheiro encontrado dentro do porta-malas do veículo Renault Clio, de cor vermelha e placa NXH5E16, na rua das Andirobas, no bairro Renascença em São Luís. O fato ocorreu na terça-feira (30).


Já se sabe que a verdadeira fortuna é oriunda de propina paga por empresas fornecedoras e prestadoras de serviços à prefeitura de São Luís ao um “operador” ligado ao prefeito Eduardo Braide (PSD).


No carro tinha exatamente R$ 1.109.350 em espécie em maços com notas de R$ 50, 100 e 200.


O Blog apurou que entre as empresas onde foi realizada a “arrecadação”, o Renault Clio foi flagrado em um endereço de uma de construtora no bairro do São Francisco em São Luís. Essa empresa tem empenhado, apenas neste ano de 2024, quase R$ 50 milhões em serviço de manutenção e conservação de logradouros e prédios municipais.


A suspeita é que nesse caso, foram emitidas notas fiscais fictícias ou “frias”, que são aquelas nas quais os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues.


Fonte: Domingos Costa

Prefeito que pediu propina para dono de construtora e está sendo investigado pelas polícias Civil e Federal vai tentar ser reeleito em São Benedito do Rio Preto.

 


Vocês lembram de um prefeito de primeira viagem que foi destaque no Maranhão por pedir propina a dono de construtora e a justiça suspendeu a licitação?


Pois bem, esse mesmo "Delinquente" está tentando se reeleger em São Benedito do Rio Preto.


Nós próximos dias traremos uma série de matérias no Portal do Maranhão, denunciando as diversas irregularidades cometidas durante seu mandato.


Além disso ainda traremos a tona a opinião das pessoas do município com matérias épicas gravadas com os eleitores de SBRP.


Para quem não lembra do acontecido supracitado, abaixo faremos você relembrar um pouco: confira!


Em um trecho da decisão do Juiz de Direito titular da Comarca de Urbano Santos, Guilerme Valente Soares Amorim, datada do último dia 15 de dezembro de 2021, diz que o prefeito do município de São Benedito do Rio Preto Wallas Gonçalves Rocha, do PSC, pediu propina para o dono da empresa Terra Fértil Empreendimentos LTDA.


O caso diz respeito ao Edital nº 05/2021/2021 relativo ao Processo Administrativo 280609/21/2021, com finalidade de promover licitação, na modalidade Tomada de Preços, visando a construção de estradas vicinais.


De acordo com a decisão (íntegra abaixo) a qual o Blog teve acesso, o dono da empresa apresentou prints de conversas e vídeos para provar o pedido de suborno.


“O impetrante peticionou argumentando que o Edital havia previsto elementos aptos p/identificar a qualificação técnica das empresas participantes, relatando, ainda, uma possível extorsão por parte do Gestor Municipal. Juntou exatos 09 documentos referentes a prints de whatsapp, vídeos e conversas no intuito de provar o suposto direcionamento das licitações”, diz a decisão.


No mesmo documento, o juiz Guilerme Valente suspendeu licitação por indícios de fraude. O caso agora foi encaminhado para MPF, Polícia Civil e Polícia Federal seguirem com as devidas investigações.


“Determino a SUSPENSÃO de qualquer licitação envolvendo a construção de estradas vicinais no TRECHO 01 (16,175 km iniciando no Povoado Rio Prata, passando pelo Povoado Buritizal, até chegar no Povoado Lúcia) e no TRECHO 02 (8,1 km iniciando no Povoado Buritizal, passando pelo Povoado Picos até chegar no Povoado Cabaceira da Ana Rosa) até que o TCE/MA e TCU se manifestem, em juízo cautelar de Representação, acerca da legalidade do Edital Tomada de Preços nº 08/2021.”, Diz a decisão.


CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA DECISÃO 

 
Copyright © 2022 PORTAL DO MARANHAO