Destaques

quarta-feira, 29 de abril de 2020

SEBRAE Maranhão e Fecomércio agradecem Márcio Jerry e PCdoB por defesa de recursos do Sistema S

Membros da diretoria do SEBRAE e da Fecomércio Maranhão agradeceram o PCdoB e o deputado federal Márcio Jerry pela aprovação na Câmara de um destaque na Medida Provisória (MP 907/20), que impediu prejuízo de R$ 324 milhões ao Sistema S, composto por entidades como Sesc e Senai, além do próprio SEBRAE.

Para Raimundo Coelho, presidente do SEBRAE Maranhão, o partido foi fundamental para a manutenção das atividades do órgão. “Manifestamos nosso reconhecimento pela brilhante atuação do deputado federal Márcio Jerry em prol dos micros e pequenos empreendedores e trabalhadores maranhenses e brasileiros, visto ser esse público quem mais se beneficia das ações de formação profissional e de promoção social do Sistema S”, disse.

A MP 907/20 transformou a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) de autarquia em agência na forma de serviço autônomo, e uma das propostas de financiamento era utilizar 4% da arrecadação do Sistema S, o que equivale aos R$ 342 milhões citados.

“A atuação do PCdoB e do deputado federal Márcio Jerry foram decisivas nesse resultado grandioso para todo o Sistema S. Nós todos agradecemos seu empenho e isso reforça a importante missão que temos: primar pela qualidade de vida das pessoas”, explicou Albertino Leal, diretor superintendente do SEBRAE Maranhão.

Já o superintendente da Fecomércio Maranhão, Max de Medeiros, garantiu que a medida vai gerar resultados positivos para o desenvolvimento da categoria no estado. “Em nome da Fecomércio, Sesc e Senac, e do presidente José Arteiro da Silva, queremos agradecer Márcio Jerry pelo voto contra o corte de recursos do nosso Sistema. Parabéns pelo posicionamento!”, felicitou.

Segundo Márcio Jerry, Leal e Coelho acompanharam a tramitação e foram fundamentais ao orientar com informações a formulação da ação do PCdoB que permitiu essa “grande vitória ao Sistema S”. “Com a medida ficaram garantidos milhares de empregos e recursos para continuidade das ações tão importantes das instituições. O prejuízo milionário inviabilizaria muitos projetos importantes em todo o país”, afirmou o parlamentar.

A proposta de preservação dos recursos do Sistema S foi feita pela bancada do PCdoB e apresentada através da líder do partido, Perpétua Almeida. Os deputados concluíram a análise na segunda-feira (27) e encaminharam para o Senado, que aprovou o texto um dia depois. O documento segue agora para sanção presidencial.

Deputado Márcio Jerry critica nomeação de amigo do clã Bolsonaro para PF: “Inaceitável".


Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou nesta terça-feira (28) a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Homem de confiança do presidente e de seus filhos, Ramagem passa, hoje, a comandar a instituição que apura a conduta de Carlos Bolsonaro como articulador do esquema criminoso de fake news. A proximidade do novo chefe da PF com o clã Bolsonaro gerou uma série de críticas de parlamentares, incluindo o vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Márcio Jerry (MA).

“A nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da PF desrespeita a própria instituição e é uma demonstração clara da tentativa de aparelhamento ilegal da PF para uso político. Inaceitável. O Brasil não pode ficar a mercê dos filhos malfeitores de Jair Bolsonaro”, declarou.

Alexandre Ramagem substitui Maurício Valeixo, demitido na semana passada, contra a vontade do agora ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Hoje, o PDT deu entrada em um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a posse do novo diretor. Uma das alegações que sustentam o pedido é a declaração de Sérgio Moro, no dia de sua renúncia ao cargo, de que o presidente pretendia interferir politicamente na PF, aliada ao fato de que Ramagem tem ligações pessoais com a família do presidente.

Vargem Grande registra a primeira morte por COVID-19

Segundo informações da secretaria estadual de saúde, uma senhora de 67 anos do povoado Fazendinha foi o 5° caso registrado de Coronavirus em Vargem Grande, e infelizmente não resistiu e veio a óbito nesta terça-feira (28).

A secretaria de saúde de Vargem Grande emitiu uma nota confirmando o óbito.

Reforçamos aqui o pedido para os munícipes se previnam o máximo possível, pois mesmo com o decreto estadual e municipal limitando as atividades comerciais e recomendando o isolamento social, a população Vargengrandense segue com muitos pontos de aglomerações, em grande maioria nos bancos e correspondentes bancários.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Márcio Jerry: “Não é hora de discutir eleições, é hora de combater o coronavírus”

Presidente estadual do PCdoB Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry afirmou nesta segunda-feira (27) que não é hora de discutir as eleições municipais de 2020, pois “o momento pede que todos estejam unidos no combate ao coronavírus”.

Segundo o parlamentar, qualquer possível divisão de forças por questões pré-eleitorais seria um desserviço ao Brasil. “Não é hora de debater as eleições, é hora de combater à pandemia. Quanto mais nos engajarmos na causa, mais rápido passaremos por este pesadelo que é a crise econômica e sanitária do coronavírus”, disse.

Jerry explicou ainda que orientou a militância do PCdoB, o maior partido do Maranhão, a mobilizar forças em suas cidades. “Eleição nós vamos ver um pouco adiante. Eu orientei, como presidente estadual do PCdoB, que a principal questão do momento para o nosso partido é não medir esforços para termos solidariedade entre as pessoas, ajudar os gestores públicos, mobilizar os vereadores e todas as entidades. É hora de nos unirmos nesse combate”, completou.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

“Moro apontou vários e gravíssimos crimes de Bolsonaro”, diz deputado federal Márcio Jerry.

O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA) classificou como ‘gravíssimas’ as acusações feitas pelo agora ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro contra o presidente do país, Jair Bolsonaro (sem partido). Em sinais claros do começo do fim do Governo, o ex-juiz confirmou nesta sexta-feira (24) que sua demissão ocorre em razão das fortes interferências com o presidente do país tentou fazer na Polícia Federal.


“Na demissão, Moro fez uma imensa delação apontando vários e gravíssimos crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Importante lembrar que ele foi peça fundamental na armação político-jurídico que possibilitou a eleição de Bolsonaro , que rapidamente o descartou para proteger os esquemas criminosos dos filhos. Dá bem a dimensão do que é o governo Bolsonaro, o breve”, declarou o parlamentar.

Crimes
Para juristas, Bolsonaro incorreu ao menos em três crimes: falsidade ideológica, (tipo de fraude que consiste em adulterar um documento, público ou privado) quando disse que não assinou o decreto e exoneração de Marcelo Valeixo, agora ex-diretor da PF. Apontam, também, que o presidente teria cometido improbidade e tentativa de obstrução de justiça, ao pressionar que o diretor da PF interferisse em inquéritos que correm em segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Moro, as tentativas de troca de comando começaram a partir do segundo semestre de 2019, quando passou a haver insistência por parte do presidente para realizar a troca do diretor-geral da Polícia Federal e do superintendente da PF no Rio de Janeiro. Ele disse, ainda, que pediu uma causa para a substituição e que chegou a ouvir que a razão era, de fato, “política”.

Governo Lula
Lamentando a realização da coletiva um dia após o Brasil registrar o recorde de 407 novos óbitos pelo coronavírus em 24 horas, Moro também fez referência, por mais de três vezes, à autonomia garantida às organizações de controle durante o Governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT). “A despeito dos problemas nos governos anteriores, nunca houve interferência política. Isso é ilustrativo da importância de garantir o estado de direito, a autonomia das instituições”.

Capítulo Valeixo
A oficialização da exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, foi publicada na madrugada de hoje, agravando o desgaste político entre presidente e o ex-juiz. A crise se tornou ainda mais grave após o ministério de Moro negar que a exoneração de Valeixo tenha acontecido a pedido do diretor, como afirmou o Governo.

A demissão do diretor-geral da PF e a saída de Moro acontecem em meio a rumores de que a investigação sobre fake news contra o Supremo Tribunal Federal (STF) rastreou e confirmou como autor dos crimes o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho 02 do presidente.

Bolsonaro exonera Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Maurício Valeixo, que chegou ao cargo indicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. 

A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (24).

Maurício Valeixo foi escolhido por Moro para o cargo no início do ano passado. O delegado foi Superintendente da corporação no Paraná, responsável pela Lava Jato, até ser convidado pelo ministro para assumir a diretoria-geral.

Embora a indicação para o comando da PF seja uma atribuição do presidente, tradicionalmente é o ministro da Justiça quem escolhe.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Prefeito Maurício Fernandes distribui 6 mil máscaras a população de São Benedito do Rio Preto.

O prefeito Maurício Fernandes tem intensificado cada vez mais as ações para combater o coronavírus no município, e para manter a população em segurança está fazendo a distribuição de máscaras.


Maurício Fernandes já iniciou a distribuição de 6 mil máscaras, sendo 2 mil feitas em produção local e 4 mil em produção externa e a meta é chegar a 10 mil máscaras distribuídas para a população de São Benedito do Rio Preto.




Vídeo mostra Mulheres brigando por vaga em fila de lotérica no Maranhão.

Com todo o caos causado pelo COVID-19 em todo Brasil, o presente Bolsonaro concedeu uma auxílio emergencial de 600 reais durante três meses aos autônomos e desempregados, no entanto, o que era pra ser motivo de alegria a muitas pessoas, virou motivo de brigas.

Na ânsia de receber o dinheiro o mais rápido possível, a população de todo país está desrespeitando o isolamento social e fazendo grandes aglomerações em bancos e loterias da caixa.

Na cidade de Vargem Grande, que fica a 180 KM da capital do Maranhão, um vídeo mostra duas mulheres brigando por causa de uma vaga na fila da única lotérica do município.

O fato aconteceu na tarde dessa quarta-feira (22), e logo viralizou nas redes sociais. Vale lembrar que as filas são imensas e há uma grande aglomeração de pessoas durante o dia e também a noite.

Isso mesmo, durante a noite inúmeras pessoas permanecem na fila para obter uma vaga para o dia seguinte.

Segundo informações, muitas pessoas estão vendendo uma vaga na fila por até 50 reais. 

Outras brigas já foram registradas na lotérica de Vargem Grande, inclusive com perfurações causadas por um facão.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

AFONSO CUNHA | Arquimedes Bacelar confirma favoritismo em pesquisa eleitoral registrada e deixa oposição em desespero.

A primeira pesquisa eleitoral registrada em Afonso Cunha para avaliar o cenário da disputa eleitoral em 2020 serviu para confirmar o favoristimo do prefeito Arquimedes Bacelar (PDT), no seu projeto de reeleição.
No cenário espontâneo, Arquimedes aparece com 50% das intenções de votos seguido por Floriano 15%, Zé Leane 4%, Cláudia Bacelar 6%, Mário Bacelar 2% , Nenhum 2% e Não Sabe/Não Respondeu 21%.
No cenário 1, Arquimedes aparece com 53%, Floriano 18%, Zé Leane 9%, Claúdia Bacelar 7%, Nenhum/Branco/Nulo 2% e Não sabe/Não Opinaram 11%.
No cenário 2, Arquimedes aparece com 57% seguido de Floriano 27%, NenhumBranco/Nulo 8% e Não Sabe/Não responderam 8%.
Em outro confronto direto no cenário 3, Arquimedes aparece com 58% dos votos seguido da vice-prefeita Cláudia Bacelar 22%, Nenhum/Branco/Nulo 11% e Não sabe/Não responderam 9%.
No confronto com o ex-prefeito, Arquimedes também lidera com 57%, seguido de Zé Leane com 24%, Nenhum/Branco/Nulo 10% e Não Sabe/Não Opinaram 9%.
Quando ao eleitor é perguntado quem ele acha que ganhará a próxima eleição Arquimedes aparece com 57%, seguido de Floriano 14%, Cláudia Bacelar 7%, Zé Leane 4% e Não sabe/Não Opinaram 18%.
Avaliação de Governo
Quando ao eleitor é perguntado se aprova ou não a gestão do prefeito Arquimedes Bacelar, 72% diz que aprova contra 25% que diz não aprova, além de Não sabe/Não responderam 3%.
Dados
A pesquisa da Exata que entrevistou 280 pessoas foi realizada entre os dias 19 e 20 de março com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa encontra-se registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº MA-03400/2020.

Deputado Márcio Jerry; sobre a crise do coronavírus: “Espero que Bolsonaro deixe de teimosia burra e ajude o Brasil”

Em meio à crise do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem relativizado o meio científico e feito apostas erradas que o isolaram politicamente em Brasília, como o incentivo ao uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, e a participação de um ato que pedia o fechamento do Congresso Nacional.

Nesta quarta-feira (22), na durante a sessão da Câmara, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) pediu que Bolsonaro pare de “teimosia burra” e ajude o país a sair da crise sanitária e econômica causada pela pandemia.

“Estamos passando por uma travessia dolorosa e, infelizmente, o governo federal continua numa sequência absurda de trapalhadas, desacertos, se colocando como aliado do coronavírus e não tendo a responsabilidade necessária para ajudar o Brasil a atravessar essa pandemia”, criticou o deputado.

Márcio Jerry explicou ainda que os parlamentares estão votando leis importantes, que dão ao governo federal mecanismos necessários para manejar investimentos públicos nas mais diversas áreas, como saúde e economia.

“Por isso, é fundamental que nosso país se una, e esperamos que Bolsonaro deixe de birra com os governadores, deixe de teimosia burra e possa ajudar o Brasil a atravessar esse momento tão crítico, possa ajudar o Brasil a vencer o coronavírus, para que possamos voltar à normalidade em nosso país”, completou.

sábado, 18 de abril de 2020

44 mortes e mais de mil infectados pelo Coronavirus no Maranhão.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou na noite desta sexta-feira (17) que o estado ultrapassou a marca dos mil casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com Dino, por meio de uma rede social, o estado possui até o momento 1.040 casos e 44 mortes por Covid-19.
Em 24 horas, foram confirmados 243 novos casos da doença, o maior registro em um único dia desde o início do monitoramento da Covid-19 no Maranhão. O governador afirmou que novos decretos de combate ao coronavírus serão editados em breve, mas que eles só serão cumpridos adequadamente com a compreensão da população.

Do G1 MA.

ELEIÇÕES 2020 | Fernanda Almeida pode ser a surpresa na corrida por uma vaga ao legislativo em Buriticupu.

Bastante conhecida e com um grande número seguidores nas redes sociais, a Influencer Digital, Fernanda Almeida, de apenas 22 anos, anunciou sua pré-candidatura a uma vaga no legislativo municipal na cidade de Buriticupu pelo partido Repúblicanos, mesmo partido do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Fernanda vê na política uma oportunidade de ajudar a população, principalmente a juventude e as mulheres, que serão a base da sua representatividade ao ser eleita.

"Amo essa população e vejo uma oportunidade de representar todo nosso povo, em especial os jovens e as mulheres, para assim levar ao executivo as reinvindicações dos mesmos e poder garantir direitos", disse a pré-candidata a vereadora ao Portal do Maranhão.

Apesar de jovem, a mesma conta com uma vasta experiência obtida no cargo de assessora da câmara municipal, uma grande oportunidade dada pelo Vereador, Aristides Pereira (PRB),  atual presidente da casa do povo e pré-candidato a prefeito.

Vale ressaltar também, o apoio do Deputado Federal, Cleber Verde, que será uma força a mais para a jovem nessas eleições.

Para conhecer um pouco mais sobre Fernanda Almeida, veja a publicação postada em sua página pessoal do Instagram.

Abaixo o texto na íntegra: 

Olá, Sou Fernanda Almeida Oliveira, Desportista, Cristã, tenho 22 anos, filha de Eliene Almeida e Francisco Alves (um dos mais antigos comerciantes da cidade), irmã de Farliane Almeida e Flaviane Almeida, Acadêmica do curso de Educação Física. 

Sim, Sou Pré-Candidata a Vereadora de Buriticupu, pelo partido Republicanos, representando a população em geral, mas em específico, as Mulheres e os nossos jovens, para mostrar o Poder da Mulher na política do nosso Brasil e no município.

 Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira (mais especificamente sob a ótica da política) é sempre um exercício interessante, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado.

 Representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra elas. 

Vamos mostrar que LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER. Inclusive na minha área, que é o esporte. Mostrando o poder que o esporte tem, como tirar jovens das drogas e depressão,  que são coisas que afetam muito os jovens, e assim também, criando hábitos saudáveis e tirando as pessoas do sedentarismo, no qual é algo muito prejudicial à saúde. 

Agradeço desde já o apoio do Presidente da Câmara Municipal ARISTIDES PEREIRA. Conto com apoio de vocês. Desde agradeço a todos.

Medidas adotadas pela secretaria de saúde de São Benedito do Rio Preto evita propagação do Coronavirus no município.

Desde que noticiou-se a propagação do novo Coronavirus no Maranhão, o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Maurício Fernandes, logo iniciou uma força tarefa e anunciou decretos para evitar que o vírus chegasse a população.

De imediato a prefeitura suspendeu as atividades não essenssiais, atividades escolares e recomendou o isolamento social. 

O prefeito Maurício, através da secretaria de saúde, montou uma barreira sanitária na entrada do município, afim de monitorar pessoas e detectar possíveis suspeitos contaminados que chegavam ou passavam pela cidade.

Mesmo diante de todas as ações, o vírus conseguiu chegar ao município que, hoje tem 1 pessoa infectada, 2 casos descartados e outras 7 pessoas em monitoramento.

A ação rápida da prefeitura com certeza tem um papel crucial para o município permanecer sem a propagação do vírus.

"Quanto mais ficarmos em casa nesse período, menor será o risco de contaminação", disse a secretária de saúde.

Em suas redes sociais o prefeito Maurício Fernandes relatou a atual situação do COVID-19 no município.

Abaixo a postagem do Facebook do prefeito:

Boa noite a todos.

Informamos que, nesse momento, monitoramos 07 (sete) casos de COVID-19 em nosso município. 

Todos os pacientes foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse total 05 (cinco) encontram-se no município, em ISOLAMENTO DOMICILIAR, com quadro clínico estável e 02 (dois) foram encaminhados para São Luis. Todos aguardam resultados de exames.

Dessa forma temos um total de 10 (dez) casos. 01 (um) confirmado, 07 (sete) em monitoramento e 02 (descartados).

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Prefeitura de Afonso Cunha faz doações de cestas básicas as famílias carentes para ajudar a superar a crise devido ao Coronavirus.

O prefeito Arquimedes Bacelar, preocupado com a situação das famílias afonso-cunhense em meio a crise do Coronavirus, autorizou a doação de cestas básicas, uma ajuda, com certeza, mas que necessária a população.

No âmbito ao ato solidário, a oposição resolveu fazer politicagem e espalhou em blogs que, o prefeito estaria doando apenas milho, mandioca e farinha.

O Portal do Maranhão constatou que, realmente foram doadas cestas com esses produtos, onde a prefeitura comprou os produtos oriundos da agricultura familiar do município, uma forma de ajudar na renda dos  produtores rurais e ajudar as famílias carentes com as doações.

No entanto, outras cestas também foi doadas com produtos industrializados, tais como: Arroz, feijão, macarrão, café, açúcar etc.

"Foi gratificante entregamos duas cestas, uma com produtos da agricultura familiar, valorizando nossos produtores, fortalecendo assim a economia local e a outra com produtos essenciais", disse Arquimedes ao Portal do Maranhão.

"Continuaremos a ajudar da firma que está ao nosso alcance e como sempre digo; é hora de nos unirmos e deixarmos a política de lado, vamos juntos vencer esse momento difícil ajudando uns aos outros assim como Deus nos ensinou", finalizou o prefeito.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Sem leitos de UTI municípios Maranhenses temem estrutura limitada em meio a pandemia do Coronavirus.

Num país continental e desigual como o Brasil, o combate à Covid-19 impõe desafios logísticos quando a doença já contabiliza 1.532 mortes e aponta para uma perigosa tendência de interiorização. 
E em meio ao caos instaurado em todo mundo, a saúde especificamente nos pequenos municípios do Maranhão, onde já havia caos e precariedade mesmo antes do vírus chegar, agora vive a beira do colapso.

Muitos prefeitos relataram ao Portal do Maranhão que, temem que o número de casos no Maranhão aumentem e a capital não consiga suportar  todos os infectados. Assim os municípios seriam obrigados a tomar suas próprias medidas e, mesmo com a ajuda que já tiveram do governo federal não conseguiriam manter a saúde em pleno funcionamento.

"O que nós resta é pedir as pessoas que permaneçam em casa e dêem mais importância para o isolamento social, só assim poderemos evitar um colapso na saúde do nosso Maranhão", disse um prefeito ao nosso site.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Márcio Jerry defende aprovação de projeto de socorro aos Estados e municípios

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) comemorou aprovação, nesta segunda-feira (13), do projeto que garante ajuda financeira por parte da União aos estados, Distrito Federal e municípios para compensar a queda de arrecadação do ICMS e do ISS devido à crise do novo coronavírus. O texto (Projeto de Lei Complementar 149/19) segue agora para o Senado.

“Essa aprovação foi mais uma vitória do Brasil.  Amplo entendimento assegurou a transferência de recursos da União para os entes ampliarem o combate ao coronavírus e manterem atividades essenciais normalizadas”, explicou o parlamentar.

Os recursos serão repassados de maio a outubro e se referem à diferença de arrecadação, quando houver, entre os meses de abril a setembro dos dois anos anteriores. Assim, por exemplo, se em determinado mês não for verificada queda de arrecadação, não haverá repasse.

A matéria foi aprovada por 431 votos a 70.  “Inacreditavelmente o líder do governo Bolsonaro encaminhou contra a aprovação do Projeto. É um governo aliado do coronavírus e inimigo do Brasil. As medidas aprovadas no Congresso Nacional são essenciais para diminuir os efeitos graves da pandemia”, completou Márcio Jerry.

terça-feira, 7 de abril de 2020

Saiba como solicitar auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal.


Terão direito ao benefício, que será pago por até três meses, trabalhadores informais, desempregados, MEIs e contribuintes individuais do INSS, que cumpram requisito de renda média.


A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. A Caixa detalha como serão feitos os pagamentos na manhã desta terça - assista AO VIVO no vídeo acima.

O aplicativo deve ser usado pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. 

Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo.

O pagamento será feito automaticamente. (Clique aqui para ver como saber se você está no Cadastro Único)
Clique aqui para fazer a inscrição pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Cabo da PM lotado em Vargem Grande é alvejado com três tiros.

O cabo da polícia militar do Maranhão Cleone Silva Nascimento, de 37 anos, lotado na 3ª Cia do 28º Batalhão, em Vargem Grande, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Rio São João, em São José de Ribamar, nessa segunda-feira (06).

De acordo com informações, o crime ocorreu após uma discussão com um vizinho, que efetuou três disparos de arma de fogo contra o militar, atingindo-o nas costas e na bacia. O autor foi identificado apenas como Albertinho, de 66 anos, auditor fiscal do estado aposentado. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia de polícia civil de Ribamar.

O cabo Cleone, que ingressou na corporação em 2014, foi encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socarrão II, na região da Cidade Operária, onde passou por intervenção cirúrgica e encontra-se em recuperação. Assim que possível, ele será transferido para o Hospital do Servidor.

Fonte: Blog do Alpanir 

Eleições 2020: Sistema permite filiação ou mudança de partido até dia 15 de abril

Apesar do prazo para filiação e mudança de partido ter terminado neste sábado (04), ainda é possível realizar, de maneira “ajeitada” a mudança de partido ou nova filiação até o dia 15 de abril.
Para que isso aconteça, o partido o qual o pré-candidato pretende se filiar não pode ter realizado a transmissão da lista de filiados para o TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Deste modo, através do sistema FILIA, é possível cadastrar os desatentos após o fim do prazo de filiação.
No campo Data de Filiação, deverá ser preenchida data retroativa, de modo que contemple o prazo estipulado pela legislação eleitoral, que foi até o dia 04 de abril.
Os partidos tem até o dia 15 deste mês para transmitirem suas listas de filiados, obedecendo a legislação em vigor.
Essa brecha, além de permitir a filiação dos atrasados, também possibilita que presidentes de partidos possam assediar pré-candidatos e permitir a mudança de partido.

Fonte: MaraMais
 
Copyright © 2022 PORTAL DO MARANHAO