Os bastidores da política estão fervendo lá pras bandas de Itapecuru Mirim. Após pesquisas apontarem uma rejeição do prefeito Benedito Coroba, promotor público aposentado, beirando os 70% o chefe do executivo municipal resolveu mudar de tática.
Antes ele subia em palanques e "descia a lenha" nos ex-prefeitos chamando de grupão do atraso, que tinham acabado com o município, que teriam deixado a cidade acabada e muito mais. Foi só ganhar a eleição prometendo fazer diferente que o discurso mudou completamente, a mudança prometida chegou mesmo. Não como esperava a população, aconteceu o inverso; escândalos e mais escândalos, tudo apontado por órgãos de fiscalização controle como o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
O mais recente está no relatório do TCE que aponta a fraude da gestão Coroba informando ter 31 escolas de tempo integral, com 4.951 alunos matriculados nelas, sem que exista nenhuma unidade de educação nesta modalidade no município. Isto fez com que a prefeitura recebesse R$ 7,7 milhões a mais irregularmente do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), gerando prejuízo ao governo federal e indignação dos pais de alunos na cidade.
Diante da repercussão negativa e a rejeição altíssima, Coroba vem tentando sem sucesso melhorar sua imagem e de sua administração colando nas obras do governo federal, ações do governador Carlos Brandão na cidade e recursos da empresa VALE. Foi assim com a implantação do Restaurante Popular e programa Mais Asfalto, por exemplo. Sua gestão chegou a mudar o nome do programa Rua Digna, do governo Brandão, destinado à pavimentação com ploquetes de ruas em bairros carentes, para dar a entender que a ação estaria sendo realizada com recursos próprios.
Na reforma de escolas fez o mesmo, chegou a fixar placas de inauguração no interior dos prédios onde estava escrito "obra construída com recursos próprios do município de Itapecuru Mirim". Sendo o recurso oriundo do FUNDEB.
A situação está tão ruim para Coroba que nas redes sociais a população faz piada de seu governo com qualquer melhoria feita na cidade por órgãos que nada têm a ver com o município ligando ao prefeito que gosta de pegar carona.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) está realizando o recapeamento asfáltico da BR 222, que passa pelo centro, e viraliza em grupos de aplicativos de mensagens fotos e vídeos com frases ironizando eleitores de Coroba agradecendo ao prefeito por estar realizando uma obra do governo federal.
Nos bastidores até aliados mais próximos já cogitam abandonar o grupo do prefeito e buscar abrigo novo. As conversas reservadas indicam que o caminho apontado por eles é o jovem médico Dr Ricardo Lages, por ter avaliação positiva nas pesquisas e crescente desenvoltura política ao conversar com todos os seguimentos da política itapecuruense desde a última eleição.
Os bastidores lá para as bandas de Itapecuru Mirim já estão fervendo.