Vargem Grande não retrocedeu na educação e sim seguiu em linha com a média dos municípios brasileiros, segundo o próprio MEC.
Os dados contrariam uma matéria patrocinada pela oposição e postada por um blog local que, tenta desmerecer a educação do município para agradar o seu grupo político, o interessante é que o IDEB está quase o dobro da antiga gestão em anos anteriores.
Entretanto, mesmo com as escolas fechadas e o uso do recurso do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, o Brasil como um todo, e não só Vargem Grande, teve o progresso do aprendizado dos estudantes bastante prejudicado.
Segundo dados oficiais obtidos junto ao site http://cdn.novo.qedu.org.br/, a gestão do prefeito Carlinhos Barros deixou para trás o baixo índice de 4,4, verificado no ano de 2015, antes de assumir a prefeitura, para alcançar evoluções nunca antes experimentadas em nosso município, como mostra o gráfico abaixo.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstram isso. Sobre o IDEB, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Clara Machado da Silva Alarcão, declarou oficialmente que a pandemia de covid-19 deixou “lacunas” para a alfabetização e que a queda era esperada pelo contexto. Em São Paulo, por exemplo, devido à pandemia, a rede pública estadual estimou que a suspensão das aulas poderia trazer um impacto de até 30% na redução do desempenho dos estudantes.
Vargem Grande, apesar de ter sofrido muito com a pandemia, permanece bastante equilibrada em seus resultados do IDEB: conseguiu manter o índice de 4,5 alcançado em 2019 também para o ano de 2021 nas séries finais e sofreu apenas uma pequena oscilação de dois décimos nas séries iniciais, saindo de 5.0 em 2019 para 4.8 em 2021. Num cenário em que 90% dos municípios no Brasil não atingiram a meta no Ideb, o município segue mostrando que está conseguindo manter a educação no rumo certo.
Outro fator muito importante que pode ter concorrido para essa oscilação nos resultados do IDEB foi a participação de menos estudantes na avaliação do Saeb, devido à pandemia.
Fonte: Blog do Alpanir
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